Fãs de Trump criticam teoria de coronavírus de laboratório chinês durante briefing diário

Donald Trump alimentou uma teoria da mídia de que a pandemia de coronavírus começou quando o patógeno escapou acidentalmente de um laboratório chinês, provocando que “cada vez mais estamos ouvindo a história”.

A rede de TV escolhida pelo presidente dos EUA, Fox News, informou que “várias fontes” no governo americano acreditam que a transmissão inicial do vírus foi de morcego a humano em um laboratório de virologia em Wuhan. Devido a protocolos de segurança fracos, um técnico de laboratório infectado foi para um mercado úmido, onde o vírus se espalhou.

Quando o repórter da Fox News, John Roberts, disse isso a Trump em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, ele respondeu: “Bem, eu não quero dizer isso, John, mas vou lhe contar mais e mais que estamos ouvindo a história. “

O presidente é notório por reciclar conteúdo da Fox News em seus comentários ou tweets, e não ficou claro se ele estava a par de outras informações para apoiar a reivindicação. Ele acrescentou: “Vamos ver. Quando você diz ‘fontes múltiplas’, agora existe um caso em que você pode usar a palavra ‘fontes’. Mas estamos fazendo um exame minucioso dessa situação horrível que aconteceu. ”

Trump acrescentou que não queria divulgar nenhuma discussão que tivesse com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre o laboratório.

O principal general do Pentágono, Mark Milley, colocou em dúvida a teoria do laboratório no início desta semana , dizendo que a inteligência dos EUA examinou a possibilidade, mas que o “peso da evidência” até agora apontava para origens “naturais”.

Desde o surto do vírus em Wuhan, em dezembro, teorias de conspiração mais extremas sugeriram que ele foi projetado como uma arma biológica. Não há evidências para isso. A revista científica The Lancet afirmou que o vírus parece ter vindo da vida selvagem. Uma análise de cientistas do Instituto Wuhan de Virologia sugere que o genoma do vírus é 96% semelhante ao coronavírus encontrado em morcegos.

Mas a história publicada com destaque na Fox News começa afirmando que o vírus começou “não como uma arma biológica”, alegando incompetência e não um ataque malicioso. Essa idéia ganhou mais força, especialmente entre os radicais anti-China em Washington.

Na terça-feira, o Washington Post informou que os cabos do departamento de estado haviam alertado dois anos atrás sobre questões de segurança em um laboratório de Wuhan, estudando coronavírus de morcego. O Post disse: “Os telegramas alimentaram discussões dentro do governo dos EUA sobre se este ou outro laboratório de Wuhan era a fonte do vírus – mesmo que provas conclusivas ainda não tenham surgido”.

A extrema censura da China e a falta de abertura sobre o vírus pouco fizeram para conter a especulação. Por outro lado, o ceticismo saudável é garantido por causa da ampla cobertura da pandemia pela Fox News , bem como o hábito de Trump de procurar distrações e desculpas para mudar a culpa.